Programa de Gestão de Qualidade APDC comemora 10 anos

A APDC completou neste ano , no mês de  junho, 10 anos do Programa de Gestão de Qualidade (PGQ) da cal. O Programa que foi desenvolvido e implantado em 2001 tinha como objetivo  garantir a qualidade e a pureza do produto entre suas associadas. No entanto, em 2008, percebendo a necessidade de planejamento e monitoramento, agregou foco também na gestão empresarial. Com isso o PGQ foi reestruturado e adotou como medidas as normas de qualidade ISO 9001.

As mineradoras participantes do programa podem usufruir do Selo de Qualidade APDC, iniciativa que tem como meta rotular as empresas qualificadas, são avaliadas periodicamente através de rigorosos testes para assegurar até mesmo o peso líquido dos produtos.

Hoje são visíveis os progressos que o PGQ conquistou e proporcionou, sobretudo na  na área ambiental. Ao longo dos 10  anos o combate aos impactos ambientais tornou-se preocupação prioritária entre as empresas, que passaram a investir em novas tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes, efetivaram a pavimentação e umidificação das vias de acesso, enclausuramento das áreas industriais, construção de cinturões verdes, como também abandonaram práticas inadequadas de armazenamento de estoque a céu aberto.

Atualmente, 14 mineradoras participam do Programa de Gestão de Qualidade e juntas representam 92% da produção do mercado paranaense. No  Paraná, o setor da cal emprega, direta e indiretamente, mais de 20 mil pessoas.

Comments are closed.